Prefeitos Cobram Mais Recursos para Enfrentar Desastres Naturais
Brasília – A crescente frequência e intensidade de desastres naturais, como enchentes, deslizamentos e secas, têm colocado prefeitos de todo o país sob pressão crescente. Diante da insuficiência de recursos municipais para lidar com as consequências desses eventos, a Associação Brasileira de Municípios (ABM) intensificou a cobrança por maior apoio financeiro e técnico do governo federal.
Municípios Clamam por Ações Preventivas
Em audiência pública realizada nesta quinta-feira (18), representantes da ABM apresentaram um estudo que aponta um aumento de 70% nos gastos municipais com resposta a desastres nos últimos cinco anos. O estudo ressalta que a maior parte desses recursos tem sido direcionada para ações emergenciais, como resgate e assistência às vítimas, em detrimento de investimentos em prevenção, como obras de contenção de encostas e sistemas de alerta precoce.
“Estamos apagando incêndios com baldes d’água”, desabafou o prefeito de Mariana (MG), Duarte Júnior, durante a audiência. “Precisamos de um plano nacional de prevenção a desastres, com recursos carimbados para que os municípios possam se preparar para enfrentar esses eventos. A vida das pessoas está em jogo.”
Governo Federal Promete Avaliar Demandas
Representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) presentes na audiência se comprometeram a analisar as demandas dos prefeitos e a buscar soluções para aumentar o repasse de recursos para os municípios. O MIDR também anunciou a criação de um grupo de trabalho para elaborar um plano nacional de adaptação às mudanças climáticas, com foco na prevenção de desastres.
A ABM cobra ainda a revisão dos critérios para acesso aos recursos do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (Fundo Clima), considerado burocrático e de difícil acesso para a maioria dos municípios. A expectativa é que as negociações entre a associação e o governo federal avancem nas próximas semanas, a fim de garantir que os municípios tenham condições de enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.
- Fundo Clima: Prefeitos pedem agilidade no acesso.
- Plano Nacional: Iniciativa visa prevenção de desastres.
- Críticas: Burocracia dificulta o uso de recursos emergenciais.

